Quem sou eu

Minha foto
Castanhal, Pará, Brazil
A ESCOLA MARIA INÊS COSTA ESTÁ SITUADA NO BAIRRO FONTE BOA E ATUA NAS SEGUINTES MODALIDADES DE ENSINO: *ENSINO FUNDAMENTAL NOS TURNOS MATUTINO E VESPERTINO *EJA NO TURNO DA NOITE.

sábado, 24 de abril de 2010

08 DE MARÇO - DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Neste dia, pretende-se chamar a atenção para o papel e a dignidade da mulher e levar a uma tomada de consciência do valor da pessoa, perceber o seu papel na sociedade, contestar e rever preconceitos e limitações que vêm sendo impostos à mulher.

No dia 08 de Março do ano de 1957, as operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque entraram em greve, ocupando a fábrica para reivindicarem a redução de um horário de mais de 16 horas por dia para 10 horas de trabalho diário.
Estas operárias que, nas suas 16 horas recebiam menos de um terço do salários dos homens, foram
fechadas na fábrica onde, entretanto, se declarara um incêndio e cerca de 130 mulheres morreram queimadas.
Em 1910, em uma conferência internacional de mulheres realizada na Dinamarca, foi decidido, em
homenagem àquelas mulheres, comemorar o dia 08 de Março como o "Dia Internacional da Mulher".
Foi Clara Zetkin (1857-1933) que sem dúvida, foi a principal responsável por essa conquista ao propor
a criação de um dia para homenagear as mulheres, apresentada na conferência de mulheres na Dinamarca.
Desde então, o movimento a favor da emancipação da mulher tem tomado forma no mundo todo.
Vice-Diretora Neire e Professora Azeneide.

                                        Diretora Ana Lúcia
Vice-Diretora Montenegro

Coordenadora Pedagógica Derlange

Coordenadora Pedagógica Luciana

segunda-feira, 19 de abril de 2010

PROJETO PLANETA LETRADO

"Na busca de um homem mais humano e integrado aos seus ideais".
Este projeto tem como objetivo geral reconhecer a importância dos valores para a vida do homem em sociedade, assim como buscar alternativas que proporcionem a integração dos ideiais de igualdade, justiça, fraternidade e liberdade na vida dos discentes da EJA.

"Educar é preprar para a liberdade. As pessoas são livres porque podem escolher.
E só podem escolher quando conhecem alternativas. Sem informação não há alternativa, e, portanto sem alternativa não há liberdade. O bom educador deve estimular a diversidade, torcendo para que seus alunos tenham suas próprias idéias. E, mais do que isso, tenham a coragem de defendê-las, devidamente fundamentadas, em qualquer situação.
E, sobretudo, tenham a coragem e a segurança de se admitirem errados e mudarem sua opinião"

Gilberto Dimenstain - Jornalista



PROJETO POETAS NA ESCOLA
O projeto irá despertar em nosso aluno o interesse pela leitura de poemas e fazer desse hábito uma maneira de promover o conhecimento e o lazer através da poesia, assim como conhecer e estudar
os vários estilo da poesia para que se possa fazer surgir poetas do dia a dia em cada um de nós.
 





     





                                                               O Projeto foi apresentado à comunidade escolar no dia Internacional da Mulher, com a participação especial da poetisa Zoraide Alves, recitando para os alunos alguns de seus belos poemas.
PARABÉNS PELO PROJETO!

PROJETO MOMENTO CIDADÃO
É o momento onde os alunos vão para o pátio da escola exercer sua cidadania cantando o Hino Nacional Brasileiro e refletir sobre vários temas que abordam nossos direitos e deveres, muito bem
explanados por nossos professores.
Portanto, ser cidadão é respeitar e participar das decisões da sociedade para melhorar suas vidas e a de outras pessoas.































                                                                                           
"A revolta é o último dos direitos a que deve um povo livre para garantir o interesses coletivos: mas é também o mais imperioso dos deveres impostos aos cidadãos".
Juarez Távora - Militar e Político

PROJETOS DA ESCOLA MARIA INÊS COSTA

SALA DE LEITURA
O projeto da sala de leitura tem como tema "Aprendendo a ler e reler o mundo" para estimular o hábito da leitura para o desenvolvimento do senso crítico e para aprimorar a capacidade comunicativa.

RÁDIO INÊS FM
Nossa Rádio Inês FM, tem o objetivo de proporcionar aos educandos de todas as séries um recreio diferenciado, na ânsia do resgate dos direitos e deveres, já que sabemos que a rádio é um veículo de
comunicação eficiente para se trabalhar com a educação, a partir de assuntos relacionados à cultura, saúde, política e diversos temas transversais e de acordo com os parâmetros curriculares nacionais.

GINCANA DA MATEMÁTICA
Promove o avanço no processo ensino aprendizagem da matemática (6° ao 9°).

HIGIENE BUCAL
O projeto visa sensibilizar os alunos para adquirirem bons hábitos de higiene, melhorando com isso sua saúde bucal.

CORAL RAIO DE LUZ
Este projeto propõe educação e evangelização através da música com o objetivo de realizar atividades educativas que busquem o desenvolvimento de valores e princípios espirituais, morais, familiares, culturais e psicológicos que sejam relevantes para o desenvolvimento da criança e do adolescente.

PROJETO JORNAL ESCOLAR
O projeto, já mencionado no editorial terá abrangência dos alunos dos 3 (três) turnos e terá periodicidade mensal, saindo as tiragens até o dia 05 (cinco) de cada mês, com reportagens e informações equivalentes ao mês anterior à tiragem.
Além do jornal impresso, foi criado o blog da Escola Inês Costa, onde os alunos poderão deixar seus comentários.
A E.M.E.F. Maria Inês Costa foi doada e construída pelo Sr. Paulo Afonso Costa ao governo municipal e foi inaugurada no dia 05 de Abril de 1992.
A reforma e ampliação da escola veio possibilitar o aumento de 100% na oferta de vagas.
O laboratório de informática "Raimunda Nogueira da Paixão" foi inaugurado em 19 de Outubro de 2005.
A escola funciona do 2° ao 9° Ano nos turnos matutino e vespertino e no noturno é ofertado a modalidade EJA - Educação de Jovens e Adultos.

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
O Projeto Político Pedagógico de nossa escola tem como tema central "A Família indo à Escola", ou seja, busca promover a integração da família com a escola para que sempre juntas possam desenvolver
habilidades e competências necessárias para a cosntrução de um saber cultural, social e histórico.
Assim, a Escola Maria Inês Costa vem tentando desenvolver diariamente, uma educação voltada à dimensão crítica do saber, levando o educando à condição de sujeito do conhecimento e, autor de sua
própria história.
Portanto, nosso principal objetivo é criar condições que oportunizem o exercício pleno da cidadania, possibilitando a cada dia a formação de educandos capazes de trilhar o longo caminho do conhecimento, seguros e confiantes de seu potencial.

EDITORIAL JORNAL INFORMIC - INFORMATIVO MARIA INÊS COSTA

É com imensa satisfação que estamos lançando a 1° Edição do jornal da Escola Municipal de Ensino Fundamental "Maria Inês Costa". 
Iremos utilizar a produção do jornal para informar, comunicar e integrar; e ao mesmo tempo propiciando desenvolver habilidades que venham trazer diversas informações construtivas a nível tanto
institucional quanto educacional à nossa comunidade escolar.
Além disso, a comunidade escolar será envolvida com o objetivo de veicular as informações e acontecimentos da escola e da comunidade em geral.
Convidamos a todos a participar e enriquecer nossas futuras edições do "INFORMIC".

Karla Medeiros
Coordenadora Pedagógica
Informática Educativa