Quem sou eu

Minha foto
Castanhal, Pará, Brazil
A ESCOLA MARIA INÊS COSTA ESTÁ SITUADA NO BAIRRO FONTE BOA E ATUA NAS SEGUINTES MODALIDADES DE ENSINO: *ENSINO FUNDAMENTAL NOS TURNOS MATUTINO E VESPERTINO *EJA NO TURNO DA NOITE.

quarta-feira, 26 de maio de 2010

NOSSO CANTINHO

DICAS DE LEITURA

ABC da Turma da Mônica

É um bom livro para quem está começando a ler e escrever. Conta sobre as letras e onde podemos colocá-las.
Autores: Maurício de Sousa e Cristina Porto
Editora: FTD.


  O Professor Refém  
  Para pais e educadores entenderem porque a educação fracassa no Brasil.
Autora: Tânia Zagury
Editora: Record





sábado, 8 de maio de 2010

LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA - RAIMUNDA NOGUEIRA DA PAIXÃO

“MULTIMÍDIAS ESTIMULANDO APRENDIZAGENS NA EDUCAÇÃO”

A tecnologia além de renovar o processo ensino-aprendizagem, vai propiciar o desenvolvimento integral do aluno, valorizando o seu lado social, emocional, crítico, imaginário, deixando margem para a exploração de novas possibilidades de criação. A utilização das novas tecnologias de informação e comunicação como ferramenta, traz contribuições para a prática escolar em qualquer nível de ensino.
Portanto, este projeto visa a integração de todos os funcionários da escola, principalmente professores e alunos com o laboratório de informática, para que possamos trabalhar o potencial da ferramenta -
computador - e com os conteúdos e disciplinas, a fim de desenvolver um ensino diferenciado, através de uma educação mais interativa, inclusiva e de qualidade.



INFLUENZA H1N1

A Influenza A (H1N1), é uma doença respiratória aguda (gripe) causada pelo vírus Influenza A (H1N1). Este novo vírus da influenza, assim como a gripe comum, é transmitido de pessoa para pessoa principalmente, por meio de tosse ou espirro e de contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas ou por superfícies potencialmente contaminadas (mobiliário, telefone, maçaneta, interruptor de luz, etc.), além de ser uma doença que se dissemina rapidamente em ambientes fechados.
Os sintomas desta doença inclem a presença de febre repentina e acima de 38° C e tosse, podendo vir acompanhada de diarréia, dificuldades respiratórias e dores de cabeça, nas articulações e músculos. O período de incubação pode variar entre 24 horas a duas semanas.
Veja como prevenir o contágio do vírus A (H1N1):
- Lavar as mãos com água e sabão depois de tossir ou espirarr, depois de usar o banheiro, antes de comer e antes de tocar os olhos, boca e nariz;
- Evitar tocar os olhos, nariz ou boca após contato com várias superfícies;
- Usar lenço de papel descartável;
- Ao tossir ou espirrar, proteger com lenços a boca e nariz;
- Evitar aglomerações e ambientes fechados. É importante que o ambiente doméstico seja arejado e receba a luz solar, pois estas medidas ajudam a eliminar os possíveis agentes das infecções respiratórias;
- Orientar as pessoas infectadas que evitem sair de casa quando estiverem em período de transmissão (até cinco dias após o início dos sintomas).

DIA DE SÃO JOSÉ

No dia 19 de Março é comemorado o dia do padroeiro de Castanhal: São José - santo a quem foi dado o poder de tornar possíveis as causas humanamente impossíveis.
Nesse dia, há uma programação com diversas homenagens ao padroeiro como a Volta de São José, procissão luminosa, perigrinação da imagem, missa e várias programações culturais após a celebração.
IMAGEM DE SÃO JOSÉ

DIA MUNDIAL DA ÁGUA

O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de Março de 1992. Neste dia, também foi divulgado um documento: "A Declaração Universal dos Direitos da Água", que apresenta várias medidas, sugestões e informações que servem para despertar a consciência ecológica de toda a população e dos governantes para a importância da água.
Não é só nesse dia, mas também nos outros 364 dias do ano, precisamos estartomando atitudes que colaborem para preservação e economia da água e, sugestões não faltam: não jogar lixo nos rios e lagos, economizar água nas atitudes cotidianas (banho, escovação dos dentes, lavagem de louças e roupas), reutilizar a água em diversas situações, etc.

VOCÊ SABIA?

No dia 15 de Março comemoramos o Dia da Escola.
A escola, depois da família, é o primeiro grupo social a que pertencemos. E grupos sociais são importantes para aprendermos a interagir com pessoas, a conhecer novos comportamentos e a respeitar a todos.
Além do mais, a escola é fonte de vários conhecimentos e educação, tanto formal quanto informal, é um espaço onde os alunos são protagonistas e aprendem a desenvolver suas atividades, além de ser
um laboratório de inclusão social, onde exerce a importante tarefa de viver em sociedade, respeitando as diversidades e exercendo direitos e deveres.